Desenvolvido pela Alchimica, uma empresa com mais de 40 anos de experiência e reconhecimento no mercado de impermeabilização com membranas líquidas. HYPERDESMO é uma gama líder de membranas líquidas à base de elastômeros de poliuretano e poliureia para impermeabilização e proteção. São homologadas para zonas climáticas severas europeias e apresentam elevada durabilidade e proteção aos raios UV. As suas características distintivas, aliadas ao seu excelente comportamento face à hidrólise (contacto permanente com água) e resistência química, tornam-no uma escolha de excelência para projetos de impermeabilização.

O Hyperdesmo Classic, produto que iremos abordar neste blog, é uma verdadeira referência no setor.

 

O que é o Hyperdesmo Classic?

O Hyperdesmo Classic é uma membrana elástica de poliuretano com 95% de teor de sólidos, que catalisa em contacto com a humidade ambiente, formando uma membrana contínua e elástica com extraordinárias propriedades mecânicas, resistência química e aos raios UV. Estas características conferem-lhe uma excelente performance ao envelhecimento, permitindo a sua utilização em climas com temperaturas máximas do substrato de 90°C.

Recomendado para o tratamento de impermeabilização e proteção de uma vasta gama de aplicações, tais como terraços, varandas, coberturas verdes, telhados em fibrocimentos e chapa metálica, estádios, calhas, reabilitação de telas asfálticas e membranas acrílicas, espumas de poliuretano, entre outros. Não requer diluição, mas pode ser usado com SOLVENT-01.

 

Dados técnicos do produto aplicado:

Material com Certificação ETAG-005

Com certificado CE e ETAG-005, uma normativa essencial para garantir a qualidade e desempenho de membranas líquidas de impermeabilização, esta membrana líquida possui uma classificação W3, assegurando a sua qualidade e desempenho para uma vida útil esperada de 25 anos, para uma espessura mínima de 1.2mm, correspondente a um consumo de 1.8 kg/m2. O material também obteve classificação para temperatura de superfície máxima TH4 (90ºC), podendo ser aplicado em zonas climáticas severas (S), como é o caso de Portugal.

O Hyperdesmo Classic, para coberturas expostas aos U.V., apresenta uma carga de uso P1 (trânsito visitável) ou carga de uso P4 com a utilização de capa de acabado Hyperdesmo-T para trânsito intenso.

Já publicamos um blog especialmente dedicado à ETAG-055 e a sua importância nas membranas líquidas de impermeabilização, caso pretenda saber mais, clique aqui.

 

Elevada Resistência aos raios UV

Apresenta uma excelente resistência ao tempo e aos raios UV, com a cor branco a refletir 86% da energia solar e a reduzir consideravelmente a temperatura interna dos edifícios. A sua resistência térmica é notável, com o produto a manter a sua elasticidade mesmo em temperaturas extremas, desde -40 ºC até 90 ºC de temperatura máxima de serviço.

 

Resistência Mecânica e Química

Com propriedades mecânicas excecionais e boa resistência química, o Hyperdesmo Classic é não tóxico após a cura completa e permite a difusão de vapor de água: a membrana é respirável, o que permite que não haja acumulação de humidade sob o revestimento.

Para a atribuição do certificado ETAG-005 foram realizados estudos de Resistência Química e Hidrolítica do Hyperdesmo Classic com diversos elementos químicos:

  • Ácido Clorídrico (HCl), com pH=2, durante 10 dias à temperatura ambiente.
  • Água (H2O), durante 30 dias, com temperatura cíclica de 60 - 100 ºC.
  • Hidróxido de Potássio (KOH), 8%, durante 15 dias, à temperatura de 50°C.
  • QUV (luzes UV), durante 1000 horas.
  • Hipoclorito de Sódio, 5%, durante 10 dias à temperatura ambiente.

Obtendo os seguintes resultados:

Podemos observar que, mesmo em um ambiente extremo com esses elementos, o Hyperdesmo conseguiu preservar ótimas características de resistência à tração. Tendo resistido melhor ao Ácido Clorídrico (perdendo apenas 17,5% de resistência à tração, comparativamente ao material totalmente curado) e sendo o Hipoclorito de Sódio o elemento mais agressivo para o produto (com perda de 46%), embora não tenha chegado a uma perda de metade da sua resistência (pode consultar o documento oficial aqui).

 

Aplicações Versáteis

Além das suas características excecionais, o Hyperdesmo Classic oferece versatilidade em várias aplicações:

Anti-raizes: Ao ser anti-raízes, permite a sua aplicação em sistemas para coberturas ajardinadas e invertidas, proporcionando uma proteção eficaz mesmo em ambientes onde as raízes podem representar um desafio. Ideal para utilização com lajetas térmicas, seixo rolado e muito mais.

O Hyperdesmo Classic também permite a sua aplicação em sistemas de impermeabilização de terraços, telha de fibrocimento e chapa metálica, sendo a solução ideal para uma ampla gama de aplicações em construção e impermeabilização.

 

A AST tem o orgulho de representar a gama Hyperdesmo há mais de 20 anos, garantindo aos nossos clientes a confiança numa escolha segura e duradoura para projetos de construção e impermeabilização.

Se estiver interessado em saber mais sobre este produto, consultar documentos e a ficha técnica, ou adquirir o Hyperdesmo Classic, não hesite em clicar aqui.

Estamos disponíveis para responder a todas as suas perguntas e ajudá-lo a encontrar a solução perfeita para as suas necessidades de impermeabilização.